segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Fauna


A Caatinga é um ecossistema pobre, abrigando poucas espécies endêmicas e, portanto, de baixa prioridade para conservação é errônea e tem origem em seu aspecto visual devido a sua forma de adaptação à seca. Esse mito vem sendo empobrecido à medida que estudos são realizados na região e novas espécies endêmicas de plantas e animais são constantemente descritos. Cerca de 327 espécies animais são endêmicas (exclusivas) da Caatinga. São típicos da área 13 espécies de mamíferos, 23 de lagartos, 20 de peixes e 15 de aves. Entre as plantas há 323 espécies endêmicas. Constituída por diversos tipos de aves, algumas endêmicas do Nordeste, como o patinho, chupa-dente, o fígado, além de outras espécies de animais, como o tatu-peba, o gato-do-mato, o macaco prego e o bicho preguiça. Destaca-se também a ocorrência de espécies em extinção, como o próprio gato-do-mato, o gato-maracajá, o patinho, a jararaca e a sucuri-bico-de-jaca.


Aves

Arara Azul de Lear

Chupa dente

Jacu Verdadeiro

Pícui


Periquito Vaqueiro

Peixes
Foram amostradas quatro localidades neste ecossistema, com média de 07 espécies amostradas por local. Foram registradas espécies não-nativas e uma espécie exótica de tilápia. Além da introdução de espécies, a formação de pequenas represas para irrigação constituíram-se nas maiores formas de agressão à ictiofauna.

Anfibíos
              A Caatinga ainda guarda muitos segredos sobre a sua fauna, como no caso dos anfíbios, grupo que tem como habitat ambientes úmidos, e que desenvolveram adaptações morfológicas e fisiológicas que lhes permitem sobreviver maiores períodos sem água.  Uma das menores espécies de crocodilianos, o jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris), que chega a 1,5 m de comprimento, habita as margens dos riachos e é endêmica da Caatinga.

Sapos Pleurodema diplolistris passam os 10 ou 11 meses anuais de seca enterrados na areia

Pleurodema diplolistris

Corythomantis greeningi

Leptodoctylus troglodytes


Répteis
Lagartos e Serpentes típicos deste ambiente:

Falsa Coral

Tropidurus cocorobensis 

Ameiva


Mamíferos
      Há quem não acredite que existam muitos mamíferos na Caatinga. São 148 espécies registradas, das quais 19 endêmicas.

Onça Pintada

Jaguatirica


Macaco Prego

Gato do Mato


Gambá

Capivara

Onça Parda

Queixada

Raposa

Tatu Peba

Veado Catingueiro





22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A "raposa" da caatinga é o Cerdocyon thous. Afoto é de uma raposa européia!!!

    ResponderExcluir
  3. Goste bastante, mas podia ter um pouco mais de explicações

    ResponderExcluir
  4. eu acho que está errado, pois você disse no começo que a Caatinga é um bioma pobre, mas ao longo do texto, você mesmo deu muitos exemplos da fauna da Caatinga

    ResponderExcluir
  5. Então né, jacarés são répteis, não anfíbios

    ResponderExcluir
  6. Então, todos esses animais que você mostrou são endêmicos?

    ResponderExcluir